quarta-feira, 18 de novembro de 2009
O Modelo TCP/IP
Topologias de Rede
->É o layout duma rede de computadores através da qual há tráfego de informações, e também como os dispositivos estão ligados a essa rede. Existe 5 tipos de topologias de rede:
- Barramento
Nesta topologia são utilizados cabos coaxiais e para cada barramento existe um único cabo, que vai de uma ponta a outra.
Embora esta topologia já não seja a mais utilizada, logicamente é a mais amplamente utilizada.
- Anel
Actualmente é a mais comum, utiliza cabos de pares trançados e um concentrador (router ou switch) como ponto central da rede. Esta topologia aplica-se apenas a pequenas redes, pois os concentradores costumam ter apenas 8 ou 16 portas. Em redes maiores é utilizada a topologia de árvore, onde temos vários concentradores interligados entre si.
- Árvore
Esta topologia é essencialmente uma série de barras interconectadas. Devem ser tomados cuidados adicionais nas redes em árvores, pois cada ramificação significa que o sinal deverá propagar-se por dois caminhos diferentes. Em geral, redes em árvore, vão trabalhar com taxa de transmissão menores do que as redes em barra comum.
Híbrida
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
O modelo OSI
O modelo OSI
-> Consiste em um modelo de referência que pode ser utilizado no estudo e no projecto de redes;
-> Utiliza uma arquitetura de 7 camadas;
-> Define o papel executado por cada uma das camadas;
-> Não padroniza os protocolos e serviços das camadas, que são descritos em padrões definidos em separado;
-> Adequado a redes locais e de longa distância .
As camadas:
1º Física-> Define os aspectos mecânicos electrónicos de trasnferência de dados e a interface de hardware.
2º Ligação de Dados -> Responsável pela correcta transmissão de dados através da camada física, lê-a e atribui-lhe uma estrutura lógica. As informações vindas de camadas superiores são convertidas em packets.
3º Rede -> Fornece endereços para dados. É responsável pelo endereçamento lógico e pela transição entre endereços lógicos e físicos.
4º Transporte -> A informação é dividida em pequenos segmentos que ao chegarem ao destino são novamente agrupados. Atribui um endereço IP ao computador.
5º Sessão -> Define a ligação entre dois computadores. Verifica se a informação enviada contém erros.
6º Apresentação -> Converte os dados através da encriptação da informação e pela compressão. Soluciona problemas de sintaxe.
7º Aplicação -> Define os protocolos a utilizar para determinadas tarefas. Responsável por definir como as acções interegem na rede.